Você, como empresário e gestor de uma empresa possui um histórico e informações sobre o comportamento do faturamento da sua empresa que poderá auxiliar-lhe na tomada de decisão? Será que as características do faturamento do segmento e da sua empresa são parecidas com a dos anos anteriores? Enfim, saber identificar os ciclos do faturamento da empresa é de suma importância para traçar estratégias de vendas, políticas de desconto, investimentos ou redução de custos.
O ano de 2016 é sem dúvida o ano do agravamento da crise que se iniciou em 2014. Leia mais sobre o fim do ciclo da prosperidade em 2014! Se 2017 será ainda pior, não sabemos, mas os indicadores demonstram que a retomada do fôlego necessária para esta virada em 2017 não são dos melhores. Isto é preocupante!
E como podemos afirmar isso?
A elaboração e execução de uma rotina financeira fundamentada no Modelo de Gestão de Financeira é capaz de produzir informações confiáveis do perfil de faturamento do segmento, conforme podemos verificar nos gráficos a seguir.
A retração do mercado de Auto Escolas no 1° semestre de 2016 tendo 6 empresas como objeto de estudo, apresentou um índice médio de retração de 12%.
Três empresas deste estudo conseguiram apresentar índices de retração do faturamento bem abaixo da média geral do objeto de estudo. Fato este que pode ser atribuído a estas empresas pela continuidade do projeto de gestão financeira implementado.
CFC "A"
Apresentou uma retração de 2,3% comparado o 1° semestre de 2016 ao 1° semestre de 2015.
Apresentou uma retração de 12,4% comparado o 3° trimestre de 2016 ao 3° trimestre de 2015.
CFC "M"
Apresentou uma retração de 2,9% comparado o 1° semestre de 2016 ao 1° semestre de 2015.
Apresentou uma retração de 7,7% comparado o 3° trimestre de 2016 ao 3° trimestre de 2015.
CFC "H" Apresentou uma retração de 6,1% comparado o 1° semestre de 2016 ao 1° semestre de 2015. Apresentou uma retração de 16,7% comparado o 3° trimestre de 2016 ao 3° trimestre de 2015.
Quando analisamos os dados sob outro aspecto, as impressões podem não ser tão ruins.
Vejamos que diante das características do segmento, a linha de faturamento se mantém dentro do padrão identificado, ou seja, o faturamento do 2° semestre em via de regra é sempre superior ao do 1° semestre. Salvo algumas ações específicas de vendas utilizadas por algumas empresas que podem modificar este cenário de um ano para o outro, conforme podemos observar nos gráficos abaixo.
Porque os indicadores do 3° trimestre são preocupantes?
Mesmo sendo mantida a característica até então de se ter um faturamento médio do 3° trimestre superior ao da média do 1° semestre, vale ressaltar que o índice médio de retração destas empresas no 3° trimestre estão em 12,26%, bem superior ao índice médio de retração identificado no 1° semestre que foi de 3,76%. Outro fator a ser observado é a iminente queda de faturamento que pode ser registrada a partir de outubro conforme o artigo Auto Escola - Indicador de Gestão: Faturamento em queda? e outros estudos da Exata Soluções.
Esta queda do faturamento que se agravará no mês de dezembro e por ser um ano de recessão, pode inverter esta tendência do 2° semestre ser superior ao 1° semestre em faturamento, agravando ainda mais a saúde financeira destas empresas.
Este indicador de gestão é importante para a sua empresa? Você tem a gestão deste indicador?
Abordamos neste artigo o indicador de gestão Faturamento.
Em breve outros estudos de caso serão publicados.
Att.
Emerson Santana
Texto/Opinião: Emerson Santana.
* Graduado em Ciências Econômicas pela UFSJ – São João Del Rei/MG
* Especialista em Gestão em Finanças pela UFSJ- São João Del Rei/MG
* Especialista em Gestão, Educação e Segurança para o Trânsito - Belo Horizonte/MG
* Consultor Administrativo e Financeiro
* Ministra Cursos de Orçamento Pessoal e Familiar
* Ministra Cursos de Gestão Financeira para MPE's in Company