Elaboração do Plano de Negócios
A utilização do Plano de Negócios é algo ainda incipiente no Brasil. Poucos empreendedores e empresas trabalham com essa metodologia.
O Plano de Negócios é uma linguagem para descrever de forma completa o que é ou o que pretende ser uma empresa.
Entende-se que o Plano de Negócios não garante o sucesso da empresa, mas evita muitas decisões erradas tomadas por falta de análise.
O principal usuário do Plano de Negócios é o próprio empreendedor, que está diante de uma ferramenta que o faz mergulhar profundamente na análise de seu negócio, diminuindo sua taxa de risco e subsidiando suas decisões, que podem até ser de não abrir uma empresa, ou de não lançar um novo produto.
Definições:
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É uma forma de pensar sobre o futuro do negócio.
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Descreve um negócio; motivos da existência, oportunidades, etc.
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É mais um processo do que um produto.
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Não deve ser confundido com a empresa. Não é o negócio, mas a sua descrição. Pode indicar um grande potencial de sucesso como também ser irreal.
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É um instrumento de negociação interna e externa para administrar a interdependência com sócios, empregados, financiadores, clientes, fornecedores, bancos, etc.
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É um instrumento para obtenção de financiamentos, empréstimos, de persuasão de novos sócios, de controle interno, de integração da equipe e envolvimento dos empregados e colaboradores.
Por que fazer um Plano de Negócio?
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A taxa de mortalidade de novas empresas é bastante elevada nos três anos seguintes à sua criação.
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Alguns empreendedores são, sem dúvida, bons técnicos, mas, dentre eles, alguns não conhecem bem o mercado, a gestão financeira ou administrativa, as leis ou o ambiente sócio-econômico.
Para elaborar o PN, exigem-se conhecimentos sobre o setor do negócio e o contexto mercadológico, bem como percepção gerencial e habilidade em lidar com assuntos técnicos e legais, em diversas áreas, e em vencer barreias no relacionamento interpessoal. Para a elaboração do PN é necessário que as idéias estejam claras e que todos os envolvidos estejam de acordo.
Quais são os clientes do Plano de Negócio?
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O próprio empreendedor
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Sócios e empregados
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Sócio em potencial
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Parceiros em potencial (distribuidores e representantes)
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Órgãos Governamentais de financiamento, bancos, capitalistas de risco (obtenção de recursos de qualquer fonte)
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Grandes clientes atacadistas, distribuidores
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Franqueados
Sucesso Sempre!!!