top of page

Em 25 anos o mundo mudou, o modo de se fazer Política não! Tem alguma coisa errada!!!

Atualizado: 16 de abr.


Em 1989, aos 15 anos de idade, iniciei ali mais por curiosidade do que realmente por sabedoria, a minha consciência política tentando acompanhar e entender tudo aquilo que estava acontecendo, isto é, as primeiras eleições diretas após um longo período do governo militar.

Afinal, sendo um cidadão sanjoanense eu havia acompanhado a comoção nacional; sem entender ainda todo o significado e repercussão ; a morte de um ícone da política nacional e cidadão sanjoanense, o Presidente Tancredo de Almeida Neves eleito por um colegiado eleitoral.

Pois bem, lembro-me que chegando da escola eu almoçava ali mesmo, na mesa de centro da sala para não perder uma só palavra, argumentos e imagens dos candidatos à Presidência. Assim como hoje, era engraçado também ver alguns candidatos com nomes esquisitos, brincalhões, fazendo palhaçadas para conquistar o seu voto.

Até então, tudo era novidade, estávamos ali vivenciando a mais pura sensação de vitória e conquista da democracia e liberdade de expressão. Foi fantástico sair pelas ruas e ver as pessoas sentindo-se mais importantes, discutindo, argumentando e acompanhando cada voto até a decisão final, culminando na eleição de Fernando Collor de Melo.

De 1989 até hoje, o mundo mudou...

Hoje, ao ver o primeiro dia de propaganda política para as eleições de 2014, fiquei estarrecido e perplexo ao ver que o modelo de propaganda política praticada em 1989 é o mesmo praticado até hoje. Políticos sorridentes, solícitos aos pedidos dos eleitores, dizendo sempre "meus amigos e minhas amigas", "meu companheiro e minha companheira", "tudo pela saúde e educação", "eu tenho o modelo certo para o crescimento do país" e tantas outras frases prontas.

De 1989 até hoje, a política não mudou...

escândalos e mais escândalos de corrupção...

impunidade...

descaso com a saúde, segurança e educação...

proteção política à corruptos julgados e condenados....

articulações...

sucessão familiar...

superfaturamento de obras...

negociatas...

bravatas...

obras públicas inacabadas...e um "MOISÉS" (LULA) com toda sua força e poder para bater o seu cajado no chão e abrir o sertão para a chegada das águas...conquistando assim o poder e voto dos mais pobres por 12 anos, quiça mais 4 anos com a reeleição da candidata petista.


Tem alguma coisa errada!

O Jornal O Tempo recebeu o prêmio interamericano pela série de reportagens "Transposição do descaso" retratando a indiferença do governo federal com as obras de transposição do Rio São Francisco.

Segue abaixo um vídeo mais atual (2018) para se ver o tamanho do descaso...

Os números falam por si só...

Att.

Emerson Santana

Texto/Opinião: Emerson Santana.

* Graduado em Ciências Econômicas pela UFSJ – São João Del Rei/MG

* Especialista em Gestão em Finanças pela UFSJ- São João Del Rei/MG

* Especialista em Gestão, Educação e Segurança para o Trânsito - Belo Horizonte/MG

* Consultor Administrativo e Financeiro

* Ministra Cursos de Orçamento Pessoal e Familiar

* Ministra Cursos de Gestão Financeira para MPE's in Company

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page