top of page

Planejamento Estratégico e Indicadores de Produtividade


A gestão de uma empresa é de fato algo bem complexo, diante, dos inúmeros indicadores possíveis de análises de produtividade e eficiência. Nos Centros de Formação de Condutores, alguns indicadores de produtividade dos instrutores e frota são relevantes, porém, são pouco utilizados no dia a dia do gestor da empresa. Executar tais indicadores é a garantia de estabelecer uma vantagem competitiva sobre os demais concorrentes, auxiliar as decisões pedagógicas do Diretor de Ensino na melhoria dos serviços prestados, assim como, medir o nível de satisfação dos clientes.

1 Indicadores pedagógicos Estes indicadores geralmente são acompanhados e fornecidos de forma oficial pelo site do Detran. Diante destas informações, a empresa deve criar formas de acompanhar, avaliar e desenvolver ações para manutenção e melhoria destes índices. Nada impede que a empresa crie indicadores próprios e caminhe de forma simultânea com os indicadores oficiais. O importante é desenvolver ações voltadas para a contratação de profissionais qualificados, investimentos em treinamento e qualificação periódica, elaboração e criação de remunerações bonificadas por metas e objetivos alcançados. Ações deste tipo sempre irão promover uma interação maior entre as equipes. Compartilhar entre todos o sentimento das vitórias passa a ser uma regra, assim como, dividir a responsabilidade dos equívocos cometidos, não sendo atribuído unicamente a um setor ou equipe.

2 Indicadores financeiros Estes indicadores fornecem ao gestor informações sobre o perfil profissional, produtivo e até de comportamento dos instrutores. Esta medição se dá através da coleta e cruzamento de vários indicadores que se completam, o que permite produzir um diagnóstico fundamentado ao gestor, capaz de orientá-lo a tomar a decisão mais acertada possível. Os indicadores de produtividade do instrutor e do veículo relevantes são: índice de aprovação do instrutor, quantidade de aulas produzidas pelo instrutor, a relação entre a aula praticada, consumo do veículo, rota percorrida, manutenção e conservação dos veículos. A observância destes indicadores produzem informações se as aulas, o agendamento e utilização dos veículos estão sendo bem dimensionados, a fim de otimizar a capacidade produtiva da frota. Isto indicará se a empresa está trabalhando com ociosidade ou necessita da aquisição de novos veículos. Tendo esta orientação, o empresário evitará perdas financeiras com financiamentos desnecessários, venda ou aquisição de veículos em períodos inoportunos.

Estes indicadores contribuem para a elaboração e execução do planejamento estratégico da empresa.

Att.

Emerson Santana

Texto/Opinião: Emerson Santana.

* Graduado em Ciências Econômicas pela UFSJ – São João Del Rei/MG

* Especialista em Gestão em Finanças pela UFSJ- São João Del Rei/MG

* Especialista em Gestão, Educação e Segurança para o Trânsito - Belo Horizonte/MG

* Consultor Administrativo e Financeiro

* Ministra Cursos de Orçamento Pessoal e Familiar

* Ministra Cursos de Gestão Financeira para MPE's in Company

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page