top of page

7 passos - O Círculo do Sucesso


Uma dica que vale ouro!

Aplicar o "Círculo do Sucesso" na vida pessoal é uma enorme garantia de melhoria de performance para o alcance de resultados positivos.

Entendimento:

Escolha um caminho, uma meta a ser alcançada e aplique esta ferramenta. Os resultados vão acontecer e irão te surpreender!

Quer iniciar um projeto de começar a poupar? Criar um plano de investimentos? Quer eliminar suas dívidas? Comece já!

1 Objetivo: Começar a criar reservas.

2 Estratégia: Algumas perguntas se fazem necessárias nesta etapa para definir a melhor estratégia diante do seu objetivo. Porque devo e quero criar reservas? É para quitação de dívidas? É para criar opções de investimentos? É para a criação do "colchão de segurança"? É para um plano de estudos para os filhos? É para a troca de um veículo? É para a conquista de um imóvel?

3 Plano de ação: Diante do objetivo que é criar reservas e foi identificado que a estratégia é para a quitação de dívidas se faz necessário traçar o plano de ação para isso. Algumas dicas são importantes, como: identificar as despesas pessoais ou da família que podem ser reduzidas ou eliminadas, mesmo que temporariamente. Criar mecanismos de substituição de produtos similares. Identificar um percentual (%) possível de sua renda para poupar e quitar as dívidas, renegociar as dívidas com juros mais altos, etc. Enfim, o plano de ação deve ser traçado, acompanhado e revisto quando necessário.

4 Execução: Iniciar a execução do plano de ação imediatamente, utilizando elementos fundamentais para isto : Motivação - Iniciativa - Capacidade de realização.

5 Avaliação: Avaliar periodicamente é essencial para a satisfação e conquista dos resultados. Esta frequência de avaliação pode ser definida de acordo com a necessidade e intensidade do objetivo identificado.

6 Correção: Feita a avaliação periodicamente, a identificação de problemas surgidos durante a execução do plano de ação favorece a correção de metas e direção do caminho a ser seguido.

7 Resultados: Comemore, vibre, compartilhe as suas conquistas e parabéns!

Agora é aplicar o "Círculo do Sucesso" novamente para uma nova conquista!!!

Esta dica vale ouro!

Quer saber mais, continue nos acompanhando e curtindo!

Att.

Emerson Santana

Texto/Opinião: Emerson Santana.

* Graduado em Ciências Econômicas pela UFSJ – São João Del Rei/MG

* Especialista em Gestão em Finanças pela UFSJ- São João Del Rei/MG

* Especialista em Gestão, Educação e Segurança para o Trânsito - Belo Horizonte/MG

* Consultor Administrativo e Financeiro

* Ministra Cursos de Orçamento Pessoal e Familiar

* Ministra Cursos de Gestão Financeira para MPE's in Company

165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page