top of page

Taxa SELIC em alta! Onde aplicar?




Na Economia vivemos períodos cíclicos e com a elevação da inflação a partir de 2021, esse fenômeno foi bem disseminado nos países da América Latina, EUA, Zona do Euro e Leste Europeu...


No Brasil este fantasma é recorrente e uma das maneiras de proteger o poder de compra, aumentar os ganhos e ter uma renda extra é investir nas modalidades de aplicações disponíveis no mercado em Renda Fixa.


Não que sejam os melhores, porém estes produtos apresentam um grau de risco baixo ou até médio e são mais acessíveis, principalmente com a popularização dos bancos digitais e maior acesso às corretoras do mercado financeiro.


É aí que surge o FANTÁSTICO MUNDO das ofertas e letrinhas...

CDB

LCI - LCA

CDI - SELIC

TESOURO DIRETO IPCA / SELIC

Entre outras...


Mas, como foi dito anteriormente, nada é para sempre! Então, atenção aos prazos das aplicações, pois você pode cair em uma cilada!


Segue então, algumas opções com características e breves observações para um melhor entendimento entre as ofertas do mês de abril de 2022. O valor simulado será de R$ 10.000,00 (dez mil Reais). Todas as aplicações atreladas ao CDI estão ligadas à taxa SELIC, então, entender o atual cenário de inflação e aumento da taxa SELIC é primordial para a compreensão e duração deste ciclo.

1 – CDB pré-fixado com vencimento. São aplicações com liquidez diária; com percentuais de rendimentos atrelados ao CDI; prazos maiores para resgate com taxas medianas ou prazos menores para taxas mais atrativas; incidência do imposto de renda sobre aplicações conforme tabela. Nesta modalidade, caso seja solicitado o resgate antecipado, a corretora cobra uma penalidade do investidor, que pode ser a perda dos rendimentos no período ou até mesmo parte do valor investido.

2 – LCI pré-fixada com vencimento. São aplicações com percentuais de rendimentos atrelados ao CDI; prazos de 6 meses a 1 ano para resgate sem a incidência do imposto de renda sobre aplicações. Nesta modalidade, caso seja solicitado o resgate antecipado, a corretora cobra uma penalidade do investidor, que pode ser a perda dos rendimentos no período ou até mesmo parte do valor investido.

3 – Tesouro Direto com CDI. São aplicações com liquidez diária; com percentuais de rendimentos atrelados ao CDI; prazos maiores para resgate; incidência do imposto de renda sobre aplicações conforme tabela. Nesta modalidade, caso seja solicitado o resgate antecipado, a corretora cobra uma penalidade do investidor, que pode ser a perda dos rendimentos no período ou até mesmo parte do valor investido.

4 – Poupança; a tradicional poupança, somente para comparação, deixando claro que esta modalidade não é considerada pelos especialistas como uma modalidade de investimento e bons ganhos. O valor aplicado não tem liquidez diária, somente após 30 da data de “aniversário”. Valor resgatado antes deste prazo, não tem rendimentos.



Diante do cenário apresentado a oferta 01-A apresenta o melhor resultado líquido em rendimentos. Todo investidor busca sempre maximizar os resultados, porém, disponibilidade, prazo e rentabilidade devem ser analisados de forma conjunta e respeitando as características e limitações de cada um.


Algumas características importantes para se ter sucesso nos investimentos:


1 – Ter dinheiro; significa que o investidor precisa ter claro o montante disponível para investir e conhecimento da sua realidade; respeitar o conceito de formação do seu colchão de segurança; não colocar o seu patrimônio em risco.


2- Ter objetivo; projetar ganhos e prazos para isso.


3- Conhecer o seu perfil; conservador, moderado e agressivo.


Sucesso a todos!


Texto/Opinião: Emerson Santana.


* Graduado em Ciências Econômicas pela UFSJ – São João Del Rei/MG


* Especialista em Gestão em Finanças pela UFSJ- São João Del Rei/MG


* Especialista em Gestão, Educação e Segurança para o Trânsito - Belo Horizonte/MG


* Consultor Administrativo e Financeiro


* Ministra Cursos de Orçamento Pessoal e Familiar


* Ministra Cursos de Gestão Financeira para MPE's in Company

20 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page