O momento econômico atual do Brasil e do segmento dos CFC’s, onde, indicadores de desempenho estão muito abaixo do esperado, requer uma necessidade imediata de reorganização das estruturas, adequação à demanda e capacitação dos empresários diante deste cenário.
A criatividade por si só, não trará os resultados esperados para superar a crise. A dedicação e busca por novas ferramentas de gestão, treinamento e capacitação serão essenciais para superar um período recessivo mais longo do que se imaginava.
Quando não se consegue vender mais e com a rentabilidade desejada; devido à ciranda da política de descontos praticada e elevação dos custos operacionais (energia, política salarial, fornecedores, impostos e outros); não há outro caminho para a sobrevivência dos CFC’s que não seja o “Planejamento Estratégico e Gestão de Custos” através de indicadores de gestão essenciais para a sobrevivência de uma empresa.
Att.
Emerson Santana
Texto/Opinião: Emerson Santana.
* Graduado em Ciências Econômicas pela UFSJ – São João Del Rei/MG
* Especialista em Gestão em Finanças pela UFSJ- São João Del Rei/MG
* Especialista em Gestão, Educação e Segurança para o Trânsito - Belo Horizonte/MG
* Consultor Administrativo e Financeiro
* Especialista na aplicação do GF Coaching "Suas Finanças, Seu Sucesso"
* Ministra Cursos de Orçamento Pessoal e Familiar
* Ministra Cursos de Gestão Financeira para MPE's in Company