PROJETO – “ANJOS DA VEZ”
“Alguém que te ama pensou em você hoje”
Os acidentes de trânsito são a primeira causa de mortes na faixa etária de 15 a 29 anos; a segunda causa na faixa etária de 5 a 14 anos; e a terceira causa na faixa etária de 30 a 44 anos, conforme o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Em 2010, foi registrado 4.362 mortes no trânsito em Minas Gerais. Em 2014, foi registrado 4.396 mortes, um aumento de 0,8% em números absolutos por mortes em acidentes de trânsito, comparado com o ano de 2010. Dirigir alcoolizado está entre os cinco principais fatores de risco para a mortalidade no trânsito. A ideia de que a combinação de álcool com a condução de veículos causa mortes precisa ser repassada à sociedade, a fim, que de que se reduza o número de acidentes, lesões parciais ou permanentes e mortes no trânsito.
A Educação para o trânsito é um dos três pilares para a existência de um trânsito equilibrado e sustentável, juntamente com a Infraestrutura-Engenharia e Fiscalização. O Código Brasileiro de Trânsito (CTB), tem um capítulo específico sobre educação para o trânsito, onde torna obrigatório em todo território nacional o ensino desta matéria nas escolas públicas e particulares, em todos os níveis.
O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), preocupado com os elevados índices de acidentes no trânsito do país, busca mobilizar a sociedade em prol de um trânsito mais seguro, fundamentado no eixo estudos e pesquisas, dados e informações e educação. É necessário trabalhar o tema trânsito nas escolas através de políticas públicas ou privadas, juntamente, com a capacitação de profissionais para o trânsito, projetos educacionais, assim como campanhas educativas que promovam um engajamento de alunos e de toda a sociedade sobre a necessidade de prevenção e redução dos acidentes de trânsito.
O Observador Certificado é um agente capaz de atuar na área da segurança viária disposto a trabalhar em prol de um trânsito mais humano e seguro. Sendo um Observador Certificado, ao contribuir na atuação, produção e aperfeiçoamento de conteúdos e materiais técnicos, alinhado ao eixo básico do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), é possível promover a melhoria e qualidade de vida a todos aqueles pertencentes ao sistema trânsito, na comunidade, região e ou município.
O tema trânsito precisa ser inserido num contexto mais amplo, onde a criança, o adolescente, o adulto e o idoso possa refletir sobre os aspectos éticos do comportamento no trânsito, para assim entender os motivos das regras de trânsito e adotar comportamentos mais seguros e humanos, seja como pedestre, condutor ou passageiro. A educação é o caminho mais eficaz na obtenção destes resultados.
OBJETIVO GERAL: Promover; através de campanha educativa o projeto “#SomosTodosAnjosDaVez”; que visa a preservação da vida no trânsito, a reflexão, a conscientização e mudança de hábito sobre um tema tão relevante como a segurança viária. Sobre o mote de “Alguém que te ama pensou em você hoje”, o projeto busca também promover a reflexão sobre a disseminação do amor, a preocupação, a empatia entre todos aqueles pertencentes ao sistema trânsito do momento. Uma ação conjunta deste projeto entre pessoas, instituições, empresas, será capaz de promover uma sensibilização ainda maior sobre o tema. Em algum momento, todos poderemos ser o “ANJO DA VEZ” na vida de alguém. Afinal, crianças, jovens, adultos, idosos, colaboradores, profissionais das mais distintas áreas e formações compõem em algum momento e de alguma forma, o sistema trânsito; ora como pedestre, ora como passageiro, ora como condutor. O desejo é que, sendo parte integrante deste sistema, não sejamos uma vítima de acidente de trânsito. Disseminar o alerta de que a combinação de álcool com a condução de veículos causa mortes é fundamental para alcançarmos este objetivo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Preservar a vida no trânsito; promover a reflexão, a conscientização e a mudança de hábito.
PÚBLICO ALVO: Motoristas, Familiares, Amigos, Empresários e Colaboradores, Escolas.
De acordo com a campanha “Quando você bebe e dirige, alguém sempre se machuca”, a reflexão e conscientização de que todos nós somos o trânsito, a mudança de hábito e o não cometimento desta infração irá contribuir para a diminuição drástica das lesões parciais ou permanentes e mortes no trânsito.
Faça a leitura do QR-CODE e participe da pesquisa!
São João Del Rei/MG, Ano de 2018.