Guarda Municipal de São João Del Rei convida Observadores Certificados- ONSV


No trânsito, o sentido é a vida!

Qual papel você vai cumprir nesta causa?

Observadores Certificados reúnem-se com o Superintendente e Agentes da Guarda Municipal de São João Del Rei para tratar de assuntos relacionados à Segurança Viária da cidade.

No dia 27 de março de 2019 aconteceu no Teatro Municipal de São João Del Rei/MG, uma reunião entre a Guarda Municipal, representada pelo Sr. Altencir Ribeiro de Oliveira (Superintendente da Guarda), em conjunto com os Agentes Fernando Reis dos Santos, Guilherme Sampaio Vasconcelos, Gustavo Costa Silva Sbampato (GAPPE - Grupo de Ações Preventivas e Pedagógicas Escolares) e os Observadores Certificados Sr. Emerson Santana e a Sra. Andreia Resende, ambos representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), com o apoio de Claudiano Assunção.

No encontro foi ministrada uma a palestra sobre o ONSV e a Sinalização Viária de São João Del Rei demonstrando a observância dos Princípios Básicos da Sinalização do Trânsito. Este Encontro contou a presença da Dra. Fernanda Bôscolo Mourão de Araújo, Autoridade de Trânsito do Município.

Os Observadores Certificados são representantes do ONSV de diversos estados brasileiros, engajados em mudar a triste realidade do trânsito brasileiro, que mata mais de 36 mil pessoas a cada ano e deixa milhares de outros lesionados para o resto da vida.

Além de apresentar o ONSV e seus objetivos, a primeira parte da apresentação, realizada pelo Sr. Emerson Santana, teve como objetivo demonstrar a intenção de reduzirmos o número de acidentes no trânsito do Brasil. A atuação do ONSV está fundamentada em 4 PILARES (Estudos e Pesquisas – Dados e Informações, Educação – Advocacy). Também é seu papel no cenário nacional e internacional como consultor especial do CONSELHO ECONÔMICO E SOCIAL DA ONU desenvolver projetos para Educação; Empresas, Municípios e Entidades Laço Amarelo; Estatísticas Nacionais e Municipais através das plataformas ÍRIS e SOMA; Campanhas Educativas e o Movimento Maio Amarelo.

A segunda parte da apresentação, realizada pela Sra. Andreia Resende e o Sr. Claudiano Assunção, apresentou a Sinalização Viária de São João Del Rei sobre a observância dos Princípios Básicos da Sinalização do Trânsito, uma das prováveis causas do aumento de recursos de infração junto a JARI. Em uma breve abordagem sobre as competências legais do município a partir da municipalização do trânsito, Andreia demonstrou a importância do relacionamento com os órgãos públicos e um espaço aberto ao debate e esclarecimentos.

Atenciosamente,

Emerson Santana e Andreia Resende

Observadores Certificados

São João Del Rei, 27 de março de 2019.


51 visualizações0 comentário